No próximo dia 27-Ago realizar-se-á a assembleia geral eleitoral de onde deve sair a composição dos órgãos dirigentes da colectividade desportiva mais antiga do concelho de Monchique - e com actividade ininterrupta desde a sua fundação, ocorrida em 1963 -, para o novo mandato 2016-2018.
Daquela reunião sairão certamente novos protagonistas e novos desafios, resultantes dos novos tempos, mas sempre com o mesmíssimo propósito de «promover o Desporto em Monchique», ou não fosse tão nobre essa missão.
A todos aqueles que nos últimos 8 anos me acompanharam na difícil tarefa de reorganizar a estrutura, regularizar compromissos, capacitar e relançar o projecto associativo e de aumentar e melhorar a dinâmica desportiva, deixo o meu mais sincero e sentido agradecimento. Nada se consegue sozinho e muito menos no seio das colectividades e no âmbito da realização de objectivos colectivos.
Ao dirigente associativo é exigido assimilar e conviver com conceitos juridico-administrativos, contabilísticos, de gestão, da área de actividade (no caso de desporto em geral e de futebol em particular), assim como é imprescindível uma capacidade resiliente de enfrentar contratempos, bloqueios e incongruências inexplicáveis. Não haverá maior fonte de encorajamento e de determinação do que o sorriso de uma criança que retribui a oferta da actividade que lhe é dirigida, mas é naturalmente penoso o esforço que é feito quase sempre contra-corrente.
Mais do que o enfoque no título, a importância do dirigente associativo está na sua função ou seja na acção associativa a qual merece cada vez mais um acrescido apoio de toda a comunidade.
O movimento associativo assume uma responsabilidade acrescida na sua existência e dinâmica porquanto se constitui como um importantíssimo parceiro dos órgãos da administração (do Estado), das escolas, bem como das familías.
Importa, cada vez mais, apoiar aqueles que de forma abnegada e desinteressada se propõem todos os dias a dar um contributo para que o mundo fique um pouco
melhor para todos.
Os sócios do JDM têm pois, no próximo sábado, a responsabilidade de se imiscuir nas soluções e nos desafios do clube, da terra e dos nossos concidadãos.
Bem hajam! Força Monchiquense! Obrigado!
Saudações desportivas do
Victor Santos Correia
Presidente da Direcção